Você sabe porque existem aqueles números escritos nos pneus do seu carro?

Seja ele alto ou baixo, fino ou largo, todo pneu tem uma construção e dimensão específica para cada tipo de veículo, dentre eles, capacidade de carga e velocidade. Neste artigo vamos analisar juntos as opções.

 

Se formos parar para observar, perceberemos que os pneus são os únicos itens dos veículos que tocam o asfalto. Meio óbvio, né?! Mas se olharmos bem, veremos o quão essas peças são importantes, porque transformam a força do motor em incríveis movimentos, além de tirar toda a carcaça do chão com firmeza, conforto e segurança.

Só para você ter uma noção, um carro popular tem em média 1000 quilos. Então, imagine só o quanto pesa um caminhão grande de carga? E mesmo assim os pneus dão conta do recado! Analisando assim, a gente passa a compreender porque vemos caminhões usando tantos pneus em sua sustentação.

 

Vários tamanhos

Existem os baixos, os altos, os de caminhões, os de motos e até mesmo a largura pode ser diferente. Há modelos com rodas comuns e os que tem liga leve. Esse último destaca a beleza do carro. E uma curiosidade interessante: você já reparou naqueles números e letras estampados na lateral do pneu? Sabe o que significam?

Vamos utilizar como exemplo um carro de modelo 195/55R1585V. O 195 é a largura em milímetro do pneu, 19.5 em centímetros. O 55 representa a altura da parede lateral, conhecida como perfil, considerada do aro até a banda de rodagem, isso em porcentagem. Então, essa lateral é 55% da largura do pneu (55% de 19,5cm = 10,72cm).

O R significa Radial, que é o tipo do pneu. E o 15 é o diâmetro em polegadas (2,54cm cada) do aro, por isso costumamos falar: Pneu Aro 15. E tem também o fator de carga, representado pelo 85, que é o peso que suporta, nesse caso, até 515 kg por pneu. E o V é a velocidade máxima que pode atingir sem deformar a peça, sendo no exemplo citado de até 240 km/h.

A maioria dos pneus não utiliza mais a câmera de ar, mas, se quiser ter certeza, veja se está escrito tubeless. Ahh, tem também o nome da marca, da linha e a fabricação, pois o pneu tem validade. Isso mesmo, tem validade! São 5 anos e é indicado através do DOT. Os primeiros números são a referência da semana e as outras dezenas indicam o ano de produção, entre outras informações. E isso vale para os pneus de todos os tamanhos, seja ele um pneu aro 13, 14, 20, entre outros.

Então, ficou claro que, se você tem um carro mais pesado, os pneus precisam suportar uma carga maior. Isso explica o porquê dos caminhões utilizarem tantos pneus e também a largura de cada peça.

 

Como saber se o pneu ainda está bom?

Já ouviu falar do TWI (Tire Wear Indication)? É uma marcação que todos os pneus têm para indicar o seu desgaste. Eles não podem estar encostando na borracha, porque isso significa que não está escoando a água de forma correta, um sinal de perigo, o que pode ocasionar a aquaplanagem, além de problemas na frenagem.

Então, nunca dirija com pneus que estejam com a profundidade de sulco menor que 1.6 mm. Ahh, e não se esqueça: Pneu riscado/frisado é arriscado! Invista sempre em um produto de boa qualidade e nada de fazer ‘‘gatos”. Escolha sempre preservar a sua vida e a sua família.

Confira sempre a pressão dos pneus. Isso garante a sua segurança e a economia do veículo, pois influencia na distância de frenagem. Se os pneus estiverem com a pressão de ar abaixo ou acima do ideal, também é prejudicial, já que desgasta a borracha de maneira irregular. A baixa desgasta as laterais; enquanto as altas, o centro.

 

E o que é aquela etiqueta que vem no pneu?

Os pneus são avaliados em termos de eficiência, segurança e ruído externo. E é a etiqueta que dá a garantia ao consumidor. A avaliação de eficiência energética tem como objetivo medir a resistência do pneu ao rolamento, o que influência diretamente no gasto do combustível.

Vale a pena saber também que os pneus são demarcados com graduações que vão de “A” (verde), a mais alta, até a “G” (vermelha). Segundo alguns estudos, entre uma margem e outra de classificação, é possível haver redução de consumo de combustível de até 7,5%.

No quesito segurança, referente ao desempenho dos pneus em pistas molhadas, é indicado entre A e G. Porém, a D e G não são usadas para classificar carros de passeio. Nesse critério também é avaliado a estabilidade do carro nas curvas, a dirigibilidade nas retas e a eficiência de frenagem em locais curtos.

E quanto ao ruído externo, a classificação mostra a sua medida em decibéis. Note na etiqueta que há uma onda preta, que indica a mais silenciosa; duas ondas, significa nível moderado; e a de três ondas é considerada a menos eficiente e tem o nível de ruído mais intenso. A etiquetagem é de grande valia para o consumidor, podendo ele comprar os pneus avaliando itens importantes que antes não eram informados de maneira clara.

 

E você, gostou do que leu? Se ainda tiver dúvidas ou quiser dar uma revisada nos pneus, venha na Mecânica KR. Temos uma equipe super capacitada, pronta para te atender e deixar o seu carro perfeito.

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